Ir para o conteúdo
  • Home
  • Contato
  • Home
  • Contato
Facebook Instagram Linkedin Twitter
  • (17) 98139-0603
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Espaço O.S
    • Inventário Ativo Imobilizado
  • Cursos
    • Cursos Presenciais
    • Cursos In Company
    • Agenda 2024
  • Consultoria
    • Áreas de Atuação
    • Competências
    • Especialistas
  • Clientes
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Espaço O.S
    • Inventário Ativo Imobilizado
  • Cursos
    • Cursos Presenciais
    • Cursos In Company
    • Agenda 2024
  • Consultoria
    • Áreas de Atuação
    • Competências
    • Especialistas
  • Clientes

Inteligência Competitiva

  • 30 maio 2022
  • 11:06

Inteligência Competitiva? Para que? Por quê?

Podemos simplesmente responder a pergunta: para o jornalista Larry Kahaner, inteligência competitiva é um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa.

Mas porque este tema vem ganhando importância no mundo e agora de forma muito crescente no Brasil?

A crescente competição entre empresas, produtos e serviços é uma resposta. Mas como implantar um Sistema de Inteligência Competitiva, que na verdade terá forte base na informação analisada e principalmente que leve a tomada de decisão por parte da empresa?

Para isso, algumas considerações iniciais se fazem necessárias.

Inicialmente é oportuno pensar que para obter informação analisada sobre a concorrência, exige-se inteligência desde o início do seu processo.

A necessidade desta informação competitiva nasce do conhecimento do ambiente que a empresa atua e o que e como ele pode afetar sua performance, e do conhecimento da dinâmica do negócio em questão. Identificar e entender esta necessidade, expressá-la e criar estratégias para atendê-la demanda diversas competências dos próprios gestores que usarão a informação. É ai que começa a inteligência.

É fato que, continuamente, gestores de diversos segmentos têm mais necessidade de obter informação relevante, de forma rápida e confiável sobre a concorrência, para tomada de decisões estratégicas em relação a mercados, produtos, preços, posicionamento competitivo, dentre outras.

Entretanto, em meio a ambientes concorrenciais caóticos e com tanta informação disponível, ter a habilidade de identificar aquela que realmente se necessita e o tipo que atenderá às necessidades ou problemas informacionais, têm sido um grande desafio. É preciso investir tempo, conhecimento, capacidade reflexiva e analítica, pensamento crítico e competências múltiplas para construir significado a partir de qualquer informação disponível.

Uma vez obtida a informação, avaliar sua qualidade e aplicabilidade à necessidade identificada, organizá-la de forma a ser utilizada na prática, ser capaz de inseri-la e integrá-la a conhecimentos e experiências já adquiridas e ciclicamente, construir novos conhecimentos a partir dela, usá-la para a ação e, o mais difícil, potencializar seu uso e reuso por outros profissionais e socializar seu acesso físico e intelectual; exige inteligência por parte de todos os envolvidos. É o que, na Ciência da Informação, chamamos de ‘competência informacional’.

Neste cenário, a interação crescente com a informação digital e o uso massivo de tecnologias facilitadoras e mediadoras do acesso à informação, não garantem essa inteligência necessária para se obter o domínio na busca e uso da informação.

Não é suficiente, portanto, que profissionais internos ou uma empresa falem, criem, adquiram e entreguem produtos de “inteligência competitiva” (relatórios, análises, papers, entre outros) para as áreas de marketing, negócios ou vendas de uma empresa.

É necessário também se preocupar em aliar e fomentar competências outras para garantir que a inteligência criada e entregue poderá ser utilizada, aplicada e compartilhada…com muita inteligência

Fonte e Dica de leitura: Kahaner, Larry. Competitive Intelligence: how to gather, analyse, and use information to move your business to the top. New York: Simon & Schuster, 1997.

Por Alfredo Passos
Fonte: Administradores.com.br

Compartilhe!

Artigos em Destaque

Remuneração em Empresa Familiar
Inteligência Competitiva
Gestão de competências: o que é, etapas, objetivos e como implementar
Treinamento corporativo: o que é e 4 passos para ter sucesso
O que é fábrica inteligente e quais são os seus diferenciais

Endereço

  • Rua Joaquim Manoel Pires, 660
  • Jardim Pinheiros - CEP 15091-210
  • São José do Rio Preto/SP

Telefone

  • (17) 98139-0603

E-mail

  • contato@osconsult.com.br

Horário de Atendimento

  • De segunda à sexta-feira
  • Das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter
2022 © O.S Consultoria - Todos os direitos reservados
Green Mídia - Soluções Web

OS Consultoria

Rua Joaquim Manoel Pires, 660 - Jardim Pinheiros - CEP 15091-210 - São José do Rio Preto/SP

Telefone

  • (17) 98139-0603

E-mail

  • contato@osconsult.com.br

Horário de Atendimento

  • Segunda à Sexta: das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00

Redes Sociais

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter
2022 © O.S Consultoria - Todos os direitos reservados
Green Mídia - Soluções Web
Main Menu
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Espaço O.S
    • Inventário Ativo Imobilizado
  • Cursos
    • Cursos Presenciais
    • Cursos In Company
    • Agenda 2024
  • Consultoria
    • Áreas de Atuação
    • Competências
    • Especialistas
  • Clientes
Facebook Instagram Linkedin Twitter
2022 © O.S Consultoria
WhatsApp