Gestão Empresarial
![]() |
De nada adianta termos acesso a softwares de última geração, máquinas ultramodernas e uma quantidade enorme de informações, se não soubermos estabelecer uma boa gestão empresarial.
organizar e gerir a empresa, principalmente da "porta para dentro".
A gestão empresarial é um modelo de trabalho, orientado por uma política de valores capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa).
Nosso portfólio de Serviços em Gestão Empresarial é definido de acordo com a sua necessidade. |
1. Plano de Negócios
Quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
2.Diagnóstico Empresarial
Assim como na vida pessoal, na vida empresarial é indispensável que, anualmente, façamos um check-up. O diagnóstico é um instrumento para levantar todos os aspectos da empresa, vendas, estoques, processos produtivos, estrutura de custos, ações de marketing, posicionamento mercadológico, posições financeiras. Esses levantamentos e avaliações devem compor uma série histórica para comparativo interno, com os dados anteriores da empresa, e externo, dentro do setor onde ela atua. Seu principal objetivo é identificar, através de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver, quando ela está equilibrada ou, recuperar-se e equilibrar-se, quando está com déficit, seja ele financeiro, de lucratividade ou ainda ambos.
3. Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta que orienta, principalmente, o futuro da empresa em relação ao médio e longo prazo mas, atua também no presente. Consiste em saber o que e o como deve ser executado para que os objetivos sejam alcançados.
Etapas do planejamento estratégico
- Definição de valores da empresa, como a visão e missão;
- Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;
- Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;
-Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
- Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo.
- Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida.
- Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.
4. Mapeamento de Processos
Mapeamento de processos é uma forma de organização e controle de todos os passos-chave do funcionamento de uma empresa.
Mapear os processos de sua empresa de maneira organizada e eficaz é importantíssimo para a estrutura organizacional e uma melhor gestão empresarial. Com ele você poderá descobrir novos insights para o amadurecimento e evolução do seu negócio através de análises que irão identificar priorizar e entender problemas.
5 passos do Mapeamento de Processos:
- Identificação e priorização de problemas
- Análise dos problemas e suas causas
- Definição dos processos chave
- Mapeamento dos processos
- Gestão de desempenho dos processos
Tais análises são fundamentais para programar novos processos chave para o seu sucesso.
5. Indicadores de Desempenho
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
Pode-se dizer que os indicadores possuem, minimamente, duas funções básicas:
◦ a primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento;
◦ a segunda é de caráter valorativo que consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.
As informações acima vão de encontro as suas necessidades?!
Conheça os mercados atendidos através do nosso portfólio ou entre em contato conosco!