Inventário Ativo Imobilizado
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O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1.
São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.
Ressalte-se que as inversões realizadas em bens de caráter permanente, mas não destinadas ao uso nas operações, deverão ser classificadas no grupo de investimentos, enquanto não definida sua destinação.
A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, os ativos intangíveis (como marcas e patentes) não serão mais registrados no Ativo Imobilizado, e sim, no Ativo Intangível.
Características
O Ativo imobilizado compreende os ativos tangíveis que:
a) são mantidos por uma entidade para uso na produção ou na comercialização de mercadorias ou serviços, para locação, ou para finalidades administrativas;
b) têm a expectativa de serem utilizados por mais de doze meses;
c) haja a expectativa de auferir benefícios econômicos em decorrência da sua utilização; e
d) possa o custo do ativo ser mensurado com segurança.
Os inventários são de importância fundamental para o controle do imobilizado, constituindo-se numa ferramenta eficiente para o acompanhamento individualizado de cada bem, protegendo-o contra perdas, proporcionando o necessário mapeamento quanto à localização e responsabilidade pela sua guarda e proteção. Os inventários dos bens são imprescindíveis para a fidedignidade das informações contábeis.
Para auxiliar a sua empresa nessa tarefa, colocamos à sua disposição toda a nossa experiência e nossa equipe de profissionais que executam e acompanham o desenvolvimento dos serviços.
Nossos serviços abrangem:
- Instalações;
- Móveis de utensílios;
- Máquinas e equipamentos em geral;
- Equipamentos de informática;
- Equipamentos e sistemas de produção industrial;
- Veículos e acessórios;
- Ferramentas.
Desenvolvimento do trabalho:
- Elaboração de uma listagem detalhada;
- Layout dos bens;
- Classificação do estado físico e funcional;
- Colocação de etiquetas de identificação com código de barras;
- Identificação de bens de terceiros;
- Confronto dos registros contábeis x inventário;
- Lista de divergência e faltas;
- Fornecimento do arquivo em planilha eletrônica com os dados obtidos para atualização no sistema da empresa;
- Treinamento de funcionários para a manutenção e continuidade da gestão do imobilizado.
Fases do trabalho de inventário:
O ambiente de trabalho dos consultores requer emprego de meios, técnicas e recursos próprios, além de conhecimentos especializados para que possam ser plenamente alcançados os objetivos do inventário. Uma visão geral do processo é importante para compreensão do trabalho que será desenvolvido.
Metodologia
1ª Fase – Planejamento
O planejamento do inventário e primordial para o sucesso do projeto, nele contempla o levantamento dos dados, recursos humanos, materiais e financeiros para a elaboração do cronograma de realização do inventário.2ª Fase – Realização
Os trabalhos são realizados dentro de padrões técnicos, normas e procedimentos para execução de inventários de ativos, observados as diretrizes da empresa e as melhores práticas da O.S Consultoria.- Equipe – Para a contagem, é empregada uma equipe treinada de inventário encarregados do levantamento físico e supervisores encarregados da conferência e recontagem.
- Tecnologias Envolvidas – Utilizamos software da empresa ou recursos próprios.
- Leitores e coletores de dados – A contagem física é realizada através desses equipamentos que apresentam a vantagem de assegurar maior rapidez na execução e aumentar a confiabilidade.
- Etiquetas autocolantes com código de barras – São utilizadas como Ficha de Inventário de Estoque, sendo seu uso necessário para garantir melhor controle e confiabilidade ao inventário.
- Notebooks – Equipamentos necessários para ajustes e inclusão de dados.
- Impressoras wireless – É utilizado para emissão imediata de relatórios de conferência, que antecedem aos ajustes e inclusão de dados.
- Câmera digital – É utilizada para o registro fotográfico dos ambientes inventariados.
3ª Fase – Relatórios
- Relatório do Inventário contendo o resultado do levantamento físico;
- Relatório de acuracidade;
- Relatório dos bens sucateados;
- Criação de procedimentos básicos para a gestão do imobilizado;
- Treinamento das normas e procedimentos;
- Gráfico com todas as informações referentes ao inventário.