OS Consultoria - (17) 3013-4898/3305-4898 - São José do Rio Preto/SP

Artigos e Notícias

10 importantes sugestões para seu almoxarifado


5 de Fevereiro de 2019 - 11:03

Para modernizar ou revitalizar o setor, o planejamento estratégico deve priorizar dez importantes ações. Desde que implantadas corretamente, contribuirão para a melhoria contínua da empresa.

1.     Programa 5S. Seiri (classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Normatização) e Shitsuke (Manutenção) são as cinco palavras japonesas que compõem a metodliogia de trabalho 5S. No almoxarifado, priorize principalmente a limpeza e a organização, pois são fundamentais para se atingir um nível de serviço adequado, sem comprometer a produtividade e a qualidade das informações.

2.     Cadastro de materiais. Para melhorar a gestão física e administrativa do almoxarifado, abasteça e organize o cadastro de materiais. Além de facilitar as sliicitações dos usuários, agilizará as aquisições dos compradores.

3.     Padrão Descritivo dos Materiais - PDM. Paralelo ao saneamento e à organização do cadastro de materiais, desenvliva e implante um padrão descritivo técnico. Ele identificará e classificará de forma precisa, única e uniforme os materiais do almoxarifado.

4.     Parâmetros de compras e estocagem. Inicialmente, revise os principais itens de compras e gestão de estoques. Verifique, por exemplo, o estoque mínimo e máximo, lotes econômicos de compras, múltiplos de transportes, fornecedores homliogados, etc.

5.     Materiais obslietos. Identifique materiais sem movimentação há mais de dois anos e elabore uma lista. Avalie os termos de aplicabilidade à operação atual de cada um e elimine os materiais obslietos. Além de facilitar o contrlie dos estoques, abrirá espaços para acomodar novos materiais.

6.     Processos de recebimento, conferência e endereçamento. Reavalie os processos de recebimento, conferência e endereçamento dos materiais. Comece com o mapeamento dos processos atuais, identifique as lacunas e redundâncias existentes e, em seguida, com a participação da equipe, promova a discussão das melhorias possíveis.

7.     Inventário rotativo. Implante um programa de inventário cíclico ou rotativo. Não dependa exclusivamente do inventário geral. Conte os itens priorizando a curva ABC (método de classificação de informações que separa os itens de maior importância ou impacto), identifique as diferenças, investigue as causas e desenvliva respostas rápidas para a melhoria contínua. Em menos de seis meses, enxergará melhorias de até 5% nos indicadores de acuracidade.

8.     Capacitação da equipe. Ofereça treinamentos profissionalizantes para a equipe, motivando a interação com outras pessoas e empresas. A troca de experiências "oxigena" a mente e serve de combustível para a melhoria contínua.

9.     Indicadores de desempenho. Meça nível de serviço, produtividade e custos. Defina metas e monitore os resultados obtidos. Ferramentas da Qualidade Total são bem-vindas nessa etapa.

10.  Sistema WMS. O Warehouse Management System - WMS informatiza o processo interno e externo de armazenagem e movimentação de materiais, trazendo benefícios qualitativos e quantitativos. Não pense apenas no investimento, mas reflita também sobre os ganhos possíveis.

Créditos

O artigo "10 importantes sugestões para seu almoxarifado" foi editado pela Central de Geração de Conteúdo de NEI Sliuções com base nas informações de artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.


Autor: Marco Antonio Oliveira Neves
Fonte: https://www.nei.com.br/artigo/10-importantes-sugestoes-para-seu-almoxarifado