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Você é um Empreendedor?


27 de Maio de 2020 - 09:43

 

Em muitos momentos na vida pensamos em criar ou desenvolver algo, mesmo que inconscientemente, na infância somos grandes empreendedores, inventamos um mundo mágico, brincadeiras inusitadas e comidas mirabolantes, tudo bem que ninguém tinha coragem de experimentar, mas já era um começo.

Na adolescência pensamos em viajar para algum lugar e vender aquele par de sapatos que machucaram os nossos pés ou uma roupa que todo mundo já viu, mas ninguém queria pagar o preço que a gente cobrava e acabávamos desistindo.

Porém é na fase adulta que começamos a pensar em como seria a nossa vida se tivéssemos um negócio próprio, mas as condições financeiras do país, os altos impostos e claro, a falta de dinheiro para investir adiam essa possibilidade para quase todos nós.

Acredito pelo que observo e pelo que aconteceu comigo, que olhar o fracasso profissional de outros nos bloqueia e nos mantêm presos aonde estamos e a segurança profissional que pensamos ter, mas com planejamento o desespero inicial vai diminuindo a medida que olhamos para o nosso foco.

ANTES DE SAIR ABRINDO UM NEGÓCIO FÍSICO OU PELA INTERNET DEVE RESPONDER:

Você é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza algo?

Sonha com coisas que nunca existiram ou se já existem quer fazer diferente e se pergunta: Por que não?

Seria capaz no início de seu projeto investir tempo e disposição mais do que esperar por lucros?

Caso tenha respondido SIM a pelo menos uma dessas perguntas, possui VOCAÇÃO para empreender, ou seja, consegue assumir risco e começar algo novo, então antes de mudar de lado da mesa, busque estudar inicialmente seu produto, mercado e, consequentemente o público.

PRODUTO

Qual é o seu produto?

Sabe o que irá vender, produzir ou terceirizar?

Coloque em uma planilha tudo o que gostaria de comercializar ou mesmo produzir e avalie os custos e quanto precisará investir inicialmente para colocar seu produto a venda.

MERCADO

Estude o mercado que você está entrando e a demanda, leia tudo o que conseguir e pesquise revistas e artigos sobre negócios, mas OBSERVE principalmente a sua realidade e se realmente gosta do segmento.

PÚBLICO

Existem pessoas dispostas a pagar pelo seu serviço e o preço compensará o seu esforço?

Precisa existir uma pesquisa inicial para saber se essas pessoas estão dispostas a pagar pelo seu serviço e se o preço compensará os seus esforços.

Sim, uma pesquisa bem feita custa caro, mas você pode consultar inicialmente seus parentes, amigos, observar os seus concorrentes e ir anotando as opiniões e seus pontos fortes e fracos no momento, além do que te ameaça (por exemplo, um grande concorrente e pouca verba para investir) e suas oportunidades, que seriam os seus diferenciais.

ESPECIFICAMENTE NO MARKETING DIGITAL

As pessoas tornam-se empreendedoras no Marketing Digital basicamente:

– Familiaridade e facilidade com o meio digital

– Baixos investimentos iniciais

– Necessidade de menor infraestrutura

– Acesso a novos mercados

– Flexibilidade de horário

– Otimização do tempo

Porém, o fato do trabalho ser no ambiente digital e na maioria das vezes não termos escritório físico, achamos erroneamente que não precisaremos de tanta dedicação como em um negócio convencional. No meio digital as coisas mudam muito rapidamente a atualização e modernização das estratégias de venda e estudo de seu público precisam ser constantes.

Em todas as áreas haverá prazer e dificuldades, além de muita concorrência, em TODAS teremos que ter um foco, um orçamento seja grande ou pequeno, estabelecer parcerias e trabalhar muito para que todos os processos aconteçam de maneira integrada, mas você será o dono de seu negócio e o prazer da conquista será tão grande que compensará todo o sacrifício inicial.

Com planejamento as chances de dar errado são muito pequenas, mas errar tentando, construindo e seguir em frente é infinitamente melhor do que ficar estagnado.

Independentemente da área acredito que uma parte de nós ligada aos sonhos, independência e criatividade começam na infância, mas aos poucos vão ficando adormecidos e anestesiados pelas contas pra pagar e situação econômica do país e, quando vemos um adulto muito criativo o chamamos de visionário, na verdade a única diferença dele conosco é que o VISIONÁRIO não deixou a criatividade morrer no meio do caminho.


Autor: Rose
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/voc%C3%AA-%C3%A9-um-empreendedor-1