OS Consultoria - (17) 3013-4898/3305-4898 - São José do Rio Preto/SP

Cursos - Presenciais



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - METODOLOGIAS E PRÁTICAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - METODOLOGIAS E PRÁTICAS

Início: 02/12/2017
Matricule-se Já


Objetivos
Desenvolver com os participantes as competências fundamentais da gestão estratégica e a habilidade de conduzir a formulação e implementação de estratégias organizacionais, através da aplicação de conceitos, ferramentas e métodos do Planejamento Estratégico.
• Apresentar práticas, métodos e ferramentas para a elaboração do planejamento estratégico.
• Preparar para a sistematização do processo da gestão estratégica.
• Discutir como integrar as estratégias ao dia-a-dia da organização.
Público Alvo
Dirigentes, gerentes e profissionais responsáveis pelo processo do planejamento estratégico na
Empresa.
Programa

1.    Introdução

2.    Foco no Negócio

3.    Fundamentos da estratégia empresarial

-         O que é Planejamento Estratégico? e Administração Estratégica?

-         Componentes do planejamento estratégico;

       Planejamento Estratégico;

       Planejamento Tático;

       Planejamento Operacional.

-         Quem deve participar.

4.    Entendendo o Negócio e a Empresa

-         A razão de ser da organização;

-         O negócio, a empresa, as partes interessadas;

-         Amplitude do negócio: restrito vs. Amplo;

-         Fórmula básica de uma declaração de missão;

-         Estabelecimento do negócio e missão.

5.    Visão de futuro

-         A intenção estratégica: visão de futuro;

-         Desdobramento de objetivos estratégicos;

-         Discussão de casos e exercício de aplicação.

6.    Crenças & Valores

-         O que são valores? Qual seu papel no dia-a-dia do negócio?

-         Cultura organizacional: de valores a comportamentos;

-         Identificando e estabelecendo os valores organizacionais.

7.    Diagnóstico estratégico

-         Objetivos do Diagnóstico Estratégico;

-         A organização no ambiente de negócios: composição do diagnóstico estratégico;

-         Ambiente de competição;

       Competição e competitividade;

-         Análise do ambiente;

       Cenários (prospectiva e análise PEST);

       Ambiente externo, Macro ambiente, Setor de Atuação;

       Análise externa: os fatores estruturais (oportunidades e ameaças);

       Ambiente interno;

       Análise Interna: as forças e as necessidades de melhoria;

       Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS).

8.    Formulação das estratégias

-         Diretrizes gerais para a formulação estratégica;

       Análise das Forças de Porter;

       Definição da postura estratégica (análise SWOT);

       Definição do posicionamento estratégico (o diferencial competitivo);

       Definições para investimentos estratégicos (UENs, análise de portfólio);

-         Delineamento das estratégias competitivas;MKT

       Estratégias para marketing (o composto de fidelização);

       Estratégias para P&D;

       Estratégias para produção;

-         Delineamento de estratégias de sustentação;

       As pessoas, a capacidade para investimentos, a infraestrutura.

9.    Consolidação do planejamento estratégico

-         Estrutura do plano estratégico (“business plan”);

-         Projetos estratégicos e planos de ação: integrando as estratégias ao dia-a-dia;

-         Controle e aperfeiçoamento do plano estratégico (o papel do “balanced scorecard”);

 -        Criação do Mapa Estratégico;

-        Definição dos Indicadores e Metas;

-        Definição das Ações Estratégicas

-        Resumindo: 3 Dicas para fechar com chave de ouro;

-        Monitoramento da implementação das estratégias

-       Discussão de casos e exercício de aplicação.       

Metodologia
Exposição teórica e de exemplos, realização de exercícios e o desenvolvimento prático da simulação das etapas apresentadas para a formulação e implementação de um planejamento estratégico.
Horário
Horário: Das 8:00 ás 17:00

Carga Horária: 8 horas
Local
Sede do CIESP - ALTA NOROESTE
Rua João Cruz e Souza, 896, bairro Jardim Nova Iorque, Araçatuba / SP
Facilitador
Odair Strada

Odair Strada

Diretor da O.S Consultoria e Administrador com extensão em Logística, Pós-graduado Engenharia de Produção.


Há 36 anos atua como gestor da área, organizou e administrou setores de almoxarifados, compras, transportes, produção e expedição, alinhando-os aos objetivos estratégicos da empresa e metas de resultados. A atuação em empresas de diversos segmentos como Coca Cola, Barefame (Grupo Bardella), Bascitrus, Destilaria Vale do Rio Turvo, Ullian, Pop Calçados e Facchini lhe permitiram adquirir um Know­ How expressivo da área, também na Facchini foi instrutor da UCF (Universidade Corporativa Facchini) e membro do Comitê Melhoria Continua (Lean Production), onde foram implementadas melhorias significativas na empresa utilizando técnicas voltadas para os sistemas da qualidade como, Kanban, Kaizen e 5S. Docente do SENAC nos cursos livres voltados para a Área de Logística, Curso Técnico de Segurança do Trabalho (Modulo Tecnologia da Produção), Gestão Empresarial (Modulo Logística Empresarial) e Técnico em Logística (Modulo Logística Empresarial). Docente do SEST SENAT nos cursos livres voltados para as Áreas de Logística de Transportes e Gestão de Pneus.


Docente nas Áreas de Administração de Materiais, Produção e Planejamento, Logística, Sistemas da Qualidade, Gestão e Desenvolvimento. Como consultor tem os trabalhos dirigidos à reestruturação dos setores de compras, almoxarifados, transportes, produção e expedição com foco na organização, capacitação dos líderes, negociação e principalmente na redução dos custos logísticos.

Investimento
Associados: R$250,00
Não associados: R$400,00
Descontos para grupos com de 3 participantes.
Vagas
30
*A O.S Consultoria reserva o direito de cancelar e/ou alterar a data do treinamento
Importante: O cliente tem 30 dias após o curso para esclarecer dúvidas.
Informações
(18) 3117- 6681
E-mail: ciespata@terra.com.br

*A O.S. CONSULTORIA realiza todos seus cursos IN COMPANY.