OS Consultoria - (17) 3013-4898/3305-4898 - São José do Rio Preto/SP

Gestão da Produção e PCP

Como elevar a produtividade e qualidade dentro de um sistema de Gestão da Produção?


Nosso trabalho visa identificar todas as oportunidades de redução de perdas e desperdícios, sejam eles de tempo ou materiais, com foco no aumento da lucratividade através do uso de ferramentas desenvolvidas sob medida para cada área.

 

 

·       Revisão do Layout da Produção

Identificar as perdas no processo, buscamos localizar e eliminar as perdas no transporte interno, movimentação, esperas e estoques, através do aprimoramento do layout produtivo.

 

Aprimorar o layout de produção é uma necessidade de responder as demandas flutuantes do mercado, com aumento de produtividade, aumento do mix de produtos e adequação as demandas.

 

Adotar técnicas do sistema enxuto, otimiza o transporte de materiais,  eliminam-se horas-homem de transporte, obtém-se feedback de informações referente à qualidade com maior rapidez para ajudar a reduzir defeitos, reduzem-se ou eliminam-se esperas de lote ou de processo, reduz-se o ciclo de produção.

 

Um layout que atenda ao fluxo de produtos e serviços da empresa é fundamental, minimizando movimentações e aumentando a produtividade.

 

·       Definição do Fluxo Produtivo e 5S

O tempo de produção é afetado pelo fluxo de produtos e pessoas, e que o custo dos produtos está associado ao tempo gasto com movimentos desnecessários de pessoas e materiais.

Um Arranjo físico não visa apenas a melhoria e o lucro, visa também o bem estar dos seus colaboradores. Assim muitas vezes paisagistas e arquiteto participam no momento de sua implementação.

As decisões sobre arranjo físico são de suma importância para a organização, pois são considerados o parte estratégica da empresa mais exposta e o grande causador de gastos desnecessários com estoques, transporte ente outros.

 A estruturação desse trabalho e o conteúdo das tarefas a serem executadas é um fator influenciador, pois o desempenho das tarefas e os sentimentos a elas relacionados (responsabilidade, realização, reconhecimento) são fundamentais para que o indivíduo encontre orgulho e satisfação no seu trabalho.

 

Podemos então aplicar algumas ferramentas para aderência deste conceito:

 

- Programa 5S: Consiste em separar, classificar, limpar, padronizar e manter. Gera um local de trabalho limpo, organizado e a disciplina visa manter e melhorar o ambiente.

- Poka-Yoke também conhecidos como mecanismos a prova de bobeiras: Dispositivos que ajudam os operadores a evitar erros em seu trabalho, tais como escolha da peça errada, montagem errada de uma peça, esquecimento de um componente, etc.

- Setup - Troca Rápida de Ferramentas: Processo de redução do tempo necessário para trocar de modelo de um processo, da última peça do produto anterior até a primeira peça boa do produto seguinte.

A troca rápida de ferramentas (TRF) tem por objetivo reduzir o tempo de preparação (ou setup) de equipamentos, minimizando períodos não-produtivos no chão-de-fábrica. Como consequência, é possível a redução do tamanho dos lotes de produção na manufatura. A TRF fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria de processos 

 

·       Balanceamento da Linha de Produção

Uma linha de produção consiste num conjunto de Postos de Trabalho (PT) cuja posição é fixa e cuja sequência é ditada pela lógica das sucessivas operações a realizar e descritas na gama operatória. Um PT pode ser constituído por um único Operador ou por vários Operadores realizando operações manuais eventualmente assistidas por ferramentas ou pequenos equipamentos.

 

O balanceamento de uma linha de produção consiste em distribuir a carga das várias operações o mais uniformemente possível pelos vários PT´s.

 

Quando se inicia a fabricação de um novo produto, a Engenharia de Processo começa por estudar todas as operações necessárias executar, estima a sua duração e, tendo em conta as relações de precedência entre todas as operações, procede ao chamado balanceamento da linha que se vai constituir para fabricar aquele produto.

 

O balanceamento de uma linha constituída por muitas operações para processamento de um produto consiste em encontrar a solução para uma das duas seguintes alternativas:

- Dado um tempo de ciclo, determinar o número mínimo necessário de PT’s.;

- Dado um número de PT’s., determinar o tempo de ciclo mínimo possível.

 

Significa nivelar, em relação a tempos, uma linha de produção ou montagem, dando a mesma carga de trabalho, às pessoas ou máquinas em um fluxo de produção.

 

O balanceamento anula os “gargalos” de produção, proporcionando o máximo de produtividade e eficiência, eliminando as “esperas” e mantendo o ritmo de trabalho do conjunto.

 

·       Planejamento e Controle de Produção

É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

O setor PCP ou planejamento e controle de produção, tem como objetivo alinhar demanda de pedidos com seus respectivos prazos de entrega à possibilidade de atender seu cliente.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

 

Resultados:

Flexibilidade;

Produtividade, aumento da produção com a mesma ou menor quantidade de pessoas;

Melhoria do layout;

Aproveitamento máximo do homem e da máquina;

Manutenção de um ritmo cadenciado de trabalho;

Bases para cálculos;

Roteiro de fabricação ou montagem da peça ou produto;

Tempos padrões das operações;

Programa de produção por dia;

Tempo de trabalho por dia;

Planejamento curto e médio prazo.


 


As informações acima vão de encontro as suas necessidades?!


Conheça os mercados atendidos através do nosso portfólio ou entre em contato conosco!